• PreciosaIDADE

Sono e seus benefícios

Sono! És o mais gentil dos deuses, o que tranquiliza os espíritos e cura os corações amargurados ...” (Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch)


Dormir bem faz parte da Saúde! Sentir- se bem disposto pela manhã e apto para suas tarefas é essencial para melhorar a qualidade de vida! O sono ideal nos deixa alerta e com disposição durante todo o dia. Dormir bem favorece o bom funcionamento do organismo e consequentemente aumenta a longevidade.


São vários os benefícios de uma boa noite de sono: liberação de hormônios, reparação dos danos do estresse e das radiações ultravioleta, imunidade, melhora da memória e da concentração, raciocínio, humor, reduz a ansiedade... permite que o sistema nervoso funcione adequadamente.


Sono e repouso são forças restauradoras para preservação da Saúde, do bem estar físico e emocional.

A sonolência excessiva diurna e o ronco podem estar associados ao que chamamos de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono que leva a graves consequências no funcionamento do organismo.


Com o envelhecimento normal ocorrem mudanças fisiológicas no ciclo sono-vigília com tendência a dormir e despertar mais cedo. As alterações hormonais da idade levam a modificação da qualidade e quantidade do sono. O sono do idoso pode estar mais leve, fragmentado e com aumento no número de despertares.


A avaliação do sono e sua higiene adequada é uma ação necessária e fundamental para saúde do idoso, pois as mudanças do ritmo do sono acabam sendo vistas como “próprias da velhice" podendo esconder importantes fatores causais que dificultam o controle de doenças ou originam outras, além de propiciar o uso excessivo de medicamentos para insônia.

Doenças crônicas, dores, medicações, ansiedade, depressão, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e café, e muitos outros fatores comprometem o sono.


A nossa disposição diária esclarece muito sobre a nossa noite, não esqueça de manter essa observação e vigilância sobre você e seus familiares e sempre relate isso ao nosso médico.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo