PreciosaIDADE

4 de jul de 20201 min

Depressão em idosos

Nossa expectativa de vida vem aumentando gradativamente e com isso o número de pessoas idosas. O transtorno de humor denominado Depressão está entre uma das principais doenças e atinge a população em geral em diferentes idades.  

Frequentemente o aparecimento do quadro na terceira idade está relacionado ao processo de envelhecimento e quase sempre associado a uma ou mais

doenças crônicas pré existentes.
 

 
A depressão pode anteceder ou causar uma doença física ou pode também agravar uma doença pré existente.

Os idosos são mais susceptíveis e vulneráveis ao aparecimento da depressão e sofrem mais intensamente as consequências dela. Muitos são os fatores que podem desencadear a depressão: causas genéticas, doenças crônicas (vasculares cerebrais, deficiências nutricionais, alterações metabólicas...) dores crônicas, limitações físicas incapacitantes, fatores emocionais como perdas familiares e amigos (luto), Estresse ambiental, eventos traumáticos, perda de suporte emocional, isolamento, perda de autoestima e autonomia, ansiedade, perdas financeiras, preconceito social.

Os sintomas de Depressão podem iniciar entre 60 e 65 anos o que chamamos de depressão tardia ou podem ter aparecido anteriormente manterem-se ou retornarem na terceira idade . 

Um quadro depressivo pode levar o indivíduo à abandonar os cuidados com a saúde : tende a deixar de tomar suas medicações, ignorar a agenda de retornos à consulta médica e o seguimento no tratamento. A perda de prazer e interesse pelas atividades cotidianas e sociais pode levar a desatenção com alimentação, higiene, exercícios físicos.... 

O tratamento conjunto deve ser iniciado o mais precoce possível para evitar complicações.
 
A atenção no aparecimento de sinais e sintomas, que podem ser observados pela família e assistentes, é uma informação fundamental para o médico durante a consulta.

    440
    2